A Época 22/23 da Associação de Futebol de Braga arranca este domingo, 4 de setembro, com a disputa da Supertaça AFBRAGA, às 16h, no Campo de Jogos do CCD Santa Eulália em Vizela. Em campo estarão Dumiense CJP II SAD, campeão distrital da Pró-Nacional na última época, e Brito Sport Clube, vencedor da edição de 2021/2022 da Taça AFBRAGA.

Na antevisão ao encontro, esta quinta-feira, no Auditório da AF Braga, André Anastácio, novo técnico do Brito SC, falou de “um início especial” de temporada, esperando “um bom jogo, com respeito” entre todas as partes. O presidente José Dias acrescenta que "a probabilidade da Supertaça seguir para Guimarães ou Braga é igual". Afirmando que reconhece ter "pela frente um adversário de peso” mas que “as taças são sempre para ganhar”.

Na última época, Brito SC e Dumiense CJP II defrontaram-se quatro vezes, com duas vitórias para o Dumiense CJPII SAD na final do Pró-Nacional, um empate e um triunfo do Brito SC nas meias-finais da Taça da Associação de Futebol de Braga. Mário Paulo Pereira, líder do emblema bracarense, refere que este troféu tem “a mesma importância”. “É como se fosse o término de uma época, mas com um plantel diferente”.

Se, por um lado, houve troca no comando técnico dos vimaranenses, o timoneiro da formação de Braga mantém-se. André Brito promete uma equipa "a encarar o desafio da mesma forma que no ano passado, mas pode haver diferenças no nível do jogo. As duas equipas disputam esta época o Campeonato de Portugal, o quarto escalão do futebol nacional, temos plantéis com mais qualidade, pelo menos a nível individual”.