Manuel Machado, Presidente da Associação de Futebol de Braga, faz um balanço da participação das equipas do distrito na Primeira Liga 21/22.

"Um terço da I Liga 2021/22 esteve no distrito de Braga. A subida do FC Vizela permitiu à AF Braga um marco histórico. Nesta temporada, foram seis os clubes desta Associação a disputar o principal escalão do futebol nacional - Futebol Clube de Famalicão, Futebol Clube de Vizela, Gil Vicente FC, Moreirense Futebol Clube, Sporting Clube de Braga e Vitória Sport Clube, marco que nos enche de orgulho e que afirmamos inúmeras vezes ao longo da época.
Em meu nome e da minha Direção, felicito os nossos Clubes pelo sucesso alcançado e pelos objetivos de manutenção e apuramento para as competições europeias cumpridos. Destaco o apuramento histórico do Gil Vicente FC para as competições europeias para regozijo de todos os gilistas. Teremos na Época 22/23 três clubes do distrito a brilhar na Europa do futebol contribuindo para a alegria e dinamização desportiva, económica e turística da Região. 
Deixo uma palavra de apreço ao nosso Moreirense FC que, infelizmente, não conseguiu a manutenção na Primeira Liga. Faço votos que o caminho na Segunda Liga seja auspicioso e de vitória para que, em 23/24, possa já estar de volta a este palco maior do futebol nacional."