A Associação de Futebol de Braga associou-se à iniciativa Craques da Leitura integrada no plano de ação do PNL2027 e criou os Craques da Leitura AFBRAGA para sensibilizar as crianças e jovens dos diferentes ciclos de ensino, dos diferentes concelhos do distrito, para a leitura. A iniciativa que já passou por Famalicão e por Vizela, integrada no Programa de Comemorações do Centenário da AFBRAGA, realizou-se hoje em Braga, na Escola EB 2,3 André Soares, com os jogadores do Sporting Clube de Braga Dolores Silva, Catarina Pereira, Pedro Rocha e Diogo Marques. 

Cerca de 110 alunos do 7º ano de escolaridade, acompanhados pelos professores, receberam com euforia os atletas do Clube da terra. Na plateia estiveram também Manuel Machado, Presidente, e José Amorim, Diretor para o Futebol Feminino, da AFBRAGA.

Margarida Direito, diretora de comunicação e marketing da AF Braga, moderou a conversa sobre leitura e livros. "Eu não gostava de ler. Encontrei um livro que me despertou para a leitura, da coleção Geronimo Stilton. A partir desse não mais parei de ler. Livros como "Os Maias" ou "Os Lusíadas" que na escola os meus colegas rejeitavam, eu adorei ler. A leitura permite-me ainda preparar-me para comunicar melhor e estar em situações como esta. Cresço com os livros." afirmou Pedro Rocha.

Catarina Pereira usa a leitura para descontrair, sair da sua realidade, fugir da pressão do dia a dia competitivo. "Gosto de histórias que me façam sonhar, que me envolvam e me façam viver outras histórias através das suas personagens. Estou na universidade a estudar ciências farmacêuticas e leio muito livros técnicos mas a ficção e o romance são as minhas leituras de eleição".

Diogo Marques é fã de história e de históricas verídicas. "O Diário de Anne Frank é uma referência para mim. A história de vida de Anne Frank, a sua capacidade para gerir o que estava a viver, o seu exemplo de superação, as suas fragilidades, são uma inspiração e levam-se a relativizar as minhas vivências pessoais".

Dolores Silva é fã da Coleção Os Cinco desde criança e, ainda hoje, tem nas aventuras dos cinco um escape. "Uso a leitura para descontrair, para relaxar, para me inspirar. Os Cinco e as suas aventuras ajudaram-me a gostar de ler e abriram as portas a outras leituras. Leio também para me motivar. Em momentos de fracasso ou dúvida, os livros motivacionais são também uma ferramenta para me superar. A cabeça comanda o corpo e é importante cultivar a mente com mensagens positivas para que cada objetivo alcançado crie um novo objetivo a alcançar."