A Associação de Futebol de Braga promoveu, esta tarde, na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, inserido no Programa do Crescer 2024 e do Centenário da Associação, o II Fórum do Futebol Distrital – Encontro de Escolas para debater a relação Escola/ Clube e os desafios e oportunidades da Carreira Dual. 

Adelina Paula, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, Carlos Dias, Coordenador Local do Desporto Escolar de Braga DGESTE, Pedro Coelho Lima, Responsável pela implementação da UAARE no Vitória SC, e Vitor Baltazar Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ, constituiram o painel de oradores moderado pelo jornalista Abel Sousa.

Na plateia estiveram mais de 50 pessoas entre atletas, estudantes, representantes de clubes, diretores de agrupamentos escolares e representantes municipais como o Vereador do Desporto de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira, e Miguel Caldas, em representação do Município de Braga.

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, abriu o fórum reiterando a importância da relação Escola/Clube e da aposta na promoção da carreira dual.

Adelina Paula deu o pontapé de saída nas intervenções dos convidados afirmando que "os municípios têm que criar condições para as crianças encontrarem o seu desporto de eleição no pré-escolar e 1º ciclo. A paixão por uma modalidade facilita a sua prática. Todos sabemos e reconhecemos que a prática desportiva é essencial para o bem-estar físico e mental". E reforçou a importância de "criar pontes entre todos municípios, escolas e clubes, para que haja igualdade de oportunidades no acesso à prática desportiva". A vereadora da educação da Câmara Municipal de Guimarães defendeu ainda que "é preciso colocar as crianças em contacto com uma multiplicidade de desportos e é preciso descobrir em cada criança o seu talento porque, assim, todos teriam sucesso. O insucesso deve-se sobretudo por a criança não encontrar um padrão onde se inclua". 

Carlos Dias começou por destacar o papel do professor "Nós, atletas e ex-atletas, de alto rendimento sabemos o quão difícil é conciliar treinos, vida desportiva, e escola. O professor assume um papel fundamental nesta gestão pois estimula e encaminha. O desporto escolar é fundamental mas os alunos atletas chegam até nós muitas vezes mais tarde. (...) As UAARE são de suma importância para que o atleta de alto rendimento possa ter sucesso também depois, quando a carreira como atleta terminar. (...) Dirigindo-se aos alunos e atletas na plateia deixou um conselho "A sorte, o mérito, a competência e os instrumentos que temos à nossa mercê é que nos darão a capacidade para ter sucesso no futuro. A Escola é a base fundamental. Apostar na escola é apostar no futuro, para ter ferramentas para o encarar". 

As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios e são hoje uma ferramenta essencial para a promoção da carreira dual.

Pedro Coelho Lima, responsável pela implementação da UAARE no Vitória SC, explicou como surgiu a necessidade de criar uma UAARE no clube. "O Vitória SC tem atletas de várias modalidades que precisam de um apoio diferente para conseguirem continuar com sucesso no seu percurso escolar. Quando tivemos contacto com o projeto das UAARE através do Professor Vítor Pardal, achamos que fazia todo o sentido ter uma UAARE na nossa academia. O Vitória SC foi o primeiro clube no país a ter uma sala UAARE na sua academia e estamos orgulhosos disso. Achamos que os Clubes podem olhar para o Vitória como exemplo e para a Escola Martins Sarmento como escola exemplo. Juntos criamos condições para os atletas serem pessoas melhores no futuro, profissionais de excelência, capazes, e que trabalhem para um futuro melhor."

Vitor Baltazar Dias reconheceu que por vezes falta articulação institucional mas elogiou a evolução da cooperação entre todos. "Há um sitio onde todas as crianças estão até aos 18 anos, a escola, por isso a aposta é aí. Temos que criar igualdade de oportunidades de acesso às diferentes modalidades pois ninguém pode desejar o que desconhece, é preciso dar a conhecer para a criança poder escolher o desporto que quer praticar. O IPDJ tenta criar condições para a prática desportiva, investindo na melhoria de instalações desportivas, na formação treinadores e dirigentes, na igualdade de oportunidades de acesso, na valorização das boas práticas." (...) "Antes de serem atletas, vocês são cidadãos e para serem bons cidadãos têm que ser educados pela escola para o conhecimento. Um jogador de futebol hoje tem que não só saber ler o jogo mas saber várias questões da física, da matemática. A exigência é outra e há esse reconhecimento.

No espaço para as questões dos participantes, a pertinência da iniciativa foi muito elogiada. Adelina Paula, vereadora, fechou o debate afirmando "A valorização da escolarização já se nota nesta geração de jogadores profissionais de futebol que são hoje mais capazes de, por exemplo, comentar um jogo no final ou fazer uma antevisão. A educação é e deverá ser sempre a nossa maior aposta".