Em conferência de imprensa, Pedro Sousa, Vice-Presidente Substituto da AFB e Diretor para o Futsal, José Amorim e João Moreira, Diretores da AFB, João Macedo, Selecionador Distrital de Futsal, e o seu adjunto, Luís Silva, falaram sobre a retoma do futsal pós-pandemia e do trabalho das Seleções Distritais. 

“É seguro os jovens voltarem à prática desportiva”. Esta foi a mensagem que o vice-presidente da AF Braga, Pedro Sousa, mais acentuou ontem, ao apresentar o calendário de torneios de futsal que a associação vai retomar com as selecções distritais de sub-15 e sub.17.
São provas interassociações em que a AF Braga já tem tradição como vencedora e como finalista, mas que vão servir também de prospeção para os observadores das seleções nacionais.

De 27 a 30 de Dezembro, em Castelo Branco, vai ter lugar um torneio interassociações para equipas masculinas de sub-17.
Esta formação, que já teve, com um grupo alargado de trinta elementos, dois treinos, vai ser mais tarde reduzida a um grupo de doze: os que vão ao torneio, disse o selecionador, João Macedo.
Vencer o torneio não é o mais importante: “a alegria maior é ver atletas chegarem à Selecção Nacional”, adiantou.

Nos dias 27 de Fevereiro a 2 de Março de 2022 vai decorrer em Viseu um torneio interassociações para equipas femininas de sub-17.
Em Abril do próximo ano, será em Aveiro disputado um torneio de seleções masculinas sub-15.
Para preparação daqueles torneios, os selecionadores estão a trabalhar as equipas, após uma interrupção de um ano e meio devido à crise pandémica.

No âmbito da AFBraga, os elementos da equipa masculina sub-17 são praticamente os mesmos que, antes da pandemia, já integravam a seleção distrital de sub-15, explicou ainda João Macedo.
Este responsável vincou que a AF Braga dispõe de “condições únicas” e que “nenhuma outra seleção dispõe das condições da AF Braga”.

Diferença maior é a disponibilidade permanente do pavilhão do Externato Carvalho Araújo, que há cerca de uma década serve de casa às seleções de futsal da AF Braga.
O selecionador João Macedo elogiou a ação desenvolvida pela AFB nos últimos anos, no sentido de proporcionar às seleções de futsal uma estrutura permanente, com vantagens de superar problemas que antes aconteciam. Porque os pavilhões desportivos são muito procurados e muito ocupados, eram treinos marcados para Vizela ou para Celorico de Basto, desmarcados e marcados para outro local, com todo o inconveniente que isso gerava em equipas jovens, complicando relações com os pais e ocupando os treinadores com “uma miríade de questões” que não o treino, salientou Pedro Sousa.