A Associação de Futebol de Braga, no âmbito da sua responsabilidade social, pelo terceiro ano consecutivo, aceitou o desafio da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte e uniu-se à Onda Rosa para promover a prevenção e diagnóstico precoce do Cancro da Mama. 

Depois das entradas em campo com t-shirts rosa, em 2019, e máscaras rosa, em 2020, em 2021, a AF Braga afirmou #FUTEBOLCONTRAOCANCRO numa Palestra destinada às atletas de futebol e futsal, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Azurém, Guimarães assinalando o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama (30 de outubro).

A palestra, moderada por Pedro Sousa, Vice-Presidente Substituto da AFB, contou com a participação da médica espcialista em Oncologia Dra Ilda Faustino e dos médicos, internos de oncologia, Dra Ana Barbosa e Dr João Faria, do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, que abordaram o Impacto do Cancro da Mama no distrito de Braga, o diagnóstico precoce e o autoexame da mama. Seguiu-se a intervenção da nutricionista Dra Lara Faria que abordou os mitos e verdades sobre a alimentação apresentando-a como ferramenta para a prevenção do Cancro da Mama e de outras doenças. O Professor Doutor Tiago Rafael Moreira, especialista em atividade física e PT Quality Onco Life (projeto que promove a prática de exercício físico durante o tratamento do Cancro) abordou a importância da atividade física para a prevenção do Cancro da Mama e como parte do processo de cura.

A sessão, muito participada, terminou com uma sessão de perguntas e respostas e a promessa de mais iniciativas como esta, de promoção da saúde. 

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.