Entrega dos Prémios "Futebol para todos"
"No Futebol há Balizas, não há Barreiras!", do Forjães Sport Club, ficou em primeiro lugar!
13 abril 2023
Responsabilidade social
Os prémios da iniciativa "Futebol para Todos" foram, esta quinta-feira, entregues, na Cidade do Futebol, a três projetos vencedores.
Promovido anualmente pela Federação Portuguesa de Futebol, este prémio conta com o apoio do programa UEFA “HatTrick FSR” e pretende envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol.
Na cerimónia que decorreu esta tarde, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, agradeceu a presença e empenho de todos os envolvidos na iniciativa como forma de trabalharem por um mundo mais inclusivo, com o futebol, em particular, a ser usado como meio para esse fim ser atingido. Para o líder federativo, é fulcral que sejamos todos agentes de inclusão, dentro e fora do mundo desportivo.
Em primeiro lugar na 5ª edição dos Prémios "Futebol para todos" ficou o "No Futebol há Balizas, não há Barreiras!", do Forjães Sport Club, da Associação de Futebol de Braga. Este projeto procura a inclusão de jovens com espetro do autismo na prática de futebol adaptado, prova que o desporto está ao alcance de todos, recebeu um apoio no valor de 18 500 euros.
O segundo projeto a ser distinguido foi apresentado pelas Novas Olimpíadas Especiais, com o nome "United Football", de Lisboa, no valor de 25 000 euros. As olímpiadas especiais têm o seu principal foco no treino para atletas com deficiência intelectual, durante todo o ano, em diversas modalidades olímpicas, em especial o futebol, dando, assim, oportunidade para que desenvolvam as suas aptidões físicas.
Por fim, a última iniciativa premiada foi da autoria do Futebol Clube Romariz, da Associação de Futebol do Porto, com o projeto "Play like a girl" que visa desenvolver, ainda mais, o "futebol para todos", no futebol feminino.
Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente o objetivo número 10, que pretende a redução das desigualdades em termos de idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, estatuto económico ou outro no interior de um país.
O painel de jurados foi constituído por dois elementos da Federação Portuguesa de Futebol - o vice-presidente Humberto Coelho e a Diretora para o Futebol Feminino Mónica Jorge - e cinco elementos representativos de entidades externas: Mercedes Balsemão, administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Manuel Gonçalves, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente e Fundadora da Associação Corações Com Coroa, Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, e José Pena do Amaral, Consultor da Comissão de Responsabilidade Social do BPI.
A 5ª edição do prémio 'Futebol para Todos' ficou marcada por um recorde de candidaturas, com 63 instituições a submeteram propostas, sendo que as três premiadas, esta quinta-feira, foram escolhidas dentro do lote das dez finalistas.