A Associação de Futebol de Braga entregou, na tarde de ontem, as placas aos Clubes que obtiveram a Certificação na época 19/20. A cerimónia, adiada devido à pandemia da Covid-19, decorreu em três momentos ao longo da tarde, respeitando as indicações da DGS.

Na segunda época do novo modelo de certificação de entidades formadoras, implementado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em estreita colaboração com as Associações Distritais e Regionais (ADR), o distrito de Braga destacou-se com um crescimento de 190% com 23 entidades certificadas. Na época 2018/2019 tinham sido certificadas 8 entidades.

No futebol masculino, Sporting Clube de Braga - Futebol SAD e Vitória Sport Clube - Futebol SAD foram classificados como Entidade Formadora 5 Estrelas; Futebol Clube de Famalicão, Moreirense Futebol Clube, Gil Vicente Futebol Clube, Merelinense Futebol Clube e Associação Desportiva de Fafe foram classificados como Entidade Formadora 4 Estrelas; Operário Futebol Clube de Antime, Dumiense CJP Futebol SAD, Clube Desportivo de Lousado, Grupo Desportivo União Torcatense, Grupo Desportivo de Joane e Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália de Vizela foram classificados como Entidade Formadora 3 Estrelas; Ruivanense Atlético Clube, Grupo Desportivo de Prado, Brito Sport Clube e Os Regadinhas de Freiriz ADC foram classificados como Entidade Formadora 2 Estrelas; o Santa Maria Futebol Clube foi classificado como Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal (CBFF). No futebol feminino, Os Regadinhas de Freiriz ADC foram classificados como Entidade Formadora 2 Estrelas. No futsal masculino, a Associação Desportivo Jorge Antunes foi classificada como Entidade Formadora 4 estrelas; a Associação Santo Tirso Futsal e ADC São Mateus foram classificados como Entidade Formadora 3 Estrelas. No futsal feminino, o GTEAM Guimarães Football Club foi classificado como Entidade Formadora 3 Estrelas. 


Manuel Machado, Presidente da AFB, sublinhou “a importância deste processo e do crescimento assinalável na última época. Queremos cada vez mais Clubes certificados garantindo assim a qualidade da formação dos nossos jovens. Os Clubes aqui presentes, que alcançaram a Certificação, são um exemplo que deve inspirar todos. A nossa equipa de certificação está disponível para ajudar todos a alcançar estes bons resultados.”