Foi com grande consternação que a Associação de Futebol de Braga recebeu, esta manhã, a notícia do falecimento de Dito, Diretor Geral do Gil Vicente FC e antigo internacional português, aos 58 anos.  

Dito, alcunha de Eduardo Mendez, teve um percurso longo e rico no futebol português. Começou a jogar futebol no Gil Vicente passando mais tarde pelo SC Braga, SL Benfica e FC Porto. Foi campeão nacional e venceu a Taça de Portugal em 1987. Na fase final da carreira como jogador de futebol ainda jogou no Vitória FC, SC Espinho, Gil Vicente FC, Torreense e Ovarense. Pela Seleção Nacional fez 17 jogos entre 1981 e 1987.

Em 1997 iniciou o percurso como treinador no Esposende. Passou depois pelo Salgueiros, Felgueiras, Chaves, Portimonense, Ribeirão, Moreirense, SC Braga (juniores), Varzim, FC Famalicão e SC Covilhã. 

Dito é sócio de mérito da Associação de Futebol de Braga, distinção que recebeu após vencer, enquanto treinador e selecionador distrital, a edição de 2011 da Taça das Regiões da UEFA.  

O futebol português está de luto. Dito era um homem elevado, de caráter ímpar, com uma alegria contagiante e uma educação sempre exemplar que muita falta fará ao desporto que amamos. 

Em nome da Direção da AF Braga e de todos os seus órgãos sociais, enviamos as nossas mais sentidas condolências aos Clubes por onde passou, muito especialmente aos nossos filiados Gil Vicente FC e SC Braga, e à sua família. Deixamos ainda um abraço solidário aos amigos de Dito.