A Associação de Futebol de Braga vem, por este meio, manifestar veementemente a sua repudia e indignação face às acusações ontem trazidas a público pela Benfica TV, no programa "Chama Imensa".

 

Sob o título "O Novo Apito Dourado", a Benfica TV desfiou um conjunto de acusações de um suposto novo polvo, a que chama "Futebol Clube do Polvo" e no qual, de forma absolutamente irresponsável, leviana e abusiva, atribui à Associação Futebol de Braga, o papel de um dos tentáculos.

 

Ao longo de quase 95 anos, a completar na próxima Quinta- Feira, a AF Braga tudo tem feito para valorizar e qualificar o futebol português, tanto no plano nacional, como no plano internacional, desde as camadas jovens, até aos seniores.

 

Neste quadro, foi com estupefação e revolta que recebemos a notícia que nos atribui um papel tentacular num polvo que não sabemos se existe e que, em nome da verdade desportiva que sempre defendemos, desejamos que não exista de facto.

 

A AF Braga orgulha-se de ter e de sempre ter tido, quer no plano institucional, quer no plano pessoal, as melhores relações com todos os clubes portugueses, bem como com todos os demais agentes de futebol.

 

Entendemos, ainda, que o clima permanente de guerrilha que, nos tempos mais recentes, tem marcado o panorama futebolístico português apenas contribui para achincalhar, desvalorizar e descredibilizar o nosso futebol, um dos maiores ativos do país.

 

Alguns dirigentes e clubes, parecem, infelizmente, ainda não ter entendido que o valor da marca futebol e que, a defesa dessa marca, num país que, entre outras coisas, é campeão da europa, tem o melhor jogador do mundo, o melhor jogador de futsal do mundo, o melhor jogador de futebol praia do mundo, alguns dos melhores treinadores do mundo e alguns dos melhores dirigentes do mundo, como é o caso, por exemplo, do Dr. Fernando Gomes nas mais altas instâncias da UEFA e da FIFA, é um imperativo que deve exigir, de todos, responsabilidade e contenção.

 

Neste quadro, e apesar de nos recusarmos a entrar no registo incendiário que, nos últimos tempo, tem marcado o debate fora das quatro linhas, não podemos deixar de denunciar o uso absolutamente abusivo e irresponsável do logótipo AF Braga e a gratuitidade de um conjunto de acusações contra esta Associação e alguns agentes que, pela sua gravidade, nos levarão a despoletar todos os mecanismos legais adequados para proteção do nosso bom nome e das pessoas envolvidas.

 

 

O Presidente da Direção da AF Braga,

 

 

Manuel Machado