A Direção da AF Braga, em reunião realizada no passado dia 27 de maio, aprovou uma linha estratégica e plano de motivação para os escalões de formação, tendo em vista a participação de equipas dos vários escalões em Provas Oficiais em 2020/21. 

Este plano consiste em: 

a) Proceder quanto possível à caracterização junto dos clubes da situação pós-Covid19 e quais as perspetivas de participação das suas equipas em 2020/2021

b) Envolver nos critérios da alínea a) a Direção da AF Braga, Secretário-Geral, Departamento de Competições, Diretor Técnico Regional, Marketing e Comunicação, Dirigentes, Técnicos, Diretores Desportivos, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Equipamentos dos Clubes, bem como um Psicólogo e o S.R.S do Distrito de Braga. 

c) Nas ações a desenvolver, com o envolvimento de todos os atrás referenciados, dar conhecimento às Câmaras Municipais para sensibilizar os Técnicos destacados nos Agrupamentos Escolares

d) Sensibilizar os Dirigentes dos Clubes e outros responsáveis para que, dentro do possível, procedam às regras de higiene e segurança que vierem a ser implementadas pela D.G.S., sabendo das dificuldades das mesmas.

e) Sensibilizar os Dirigentes dos Clubes para, junto dos pais dos atletas, demonstrar a importância da atividade física e desportiva, quer no crescimento desportivo, humano e social, evitando que os jovens enveredem por “outros caminhos”

f) Não sendo possível prever qual a evolução da situação de saúde provocada pela Pandemia, devemos todos nós (Associação, Clubes, etc) quando assim for possível iniciar a retoma da atividade, respeitando as recomendações das Autoridades competentes                      

Mensagem do Presidente da AF Braga, Sr Manuel Machado, após a reunião de Direção do passado dia 27 de maio:

“A saúde é, e deve ser, tratada como a mais importante e fundamental esfera da nossa vida. O desporto, não sendo o mais importante nas nossas vidas, é fundamental para o bem-estar de todos, revestindo-se de vital importância para a evolução da sociedade, das comunidades do país e do mundo. Assim, reconhece-se que: 

1 -A atividade física e desportiva proporciona aos jovens uma condição física e mental saudável que prevalece ao longo da vida 

2 -O contacto social, cultural e humano são fatores decisivos para fundamentar os ainda precários valores da ética, da tolerância e da solidariedade nos jovens.

3 -Para que estes valores voltem a ser desenvolvidos e melhorados, através das competições, cada um, e todos nós, temos a responsabilidade de observar e respeitar as regras da DGS. Só assim venceremos este adversário covarde e invisível, para, logo que seja possível, devolver a alegria e a felicidade a todos os agentes desportivos e adeptos, mas, muito especialmente, a todos os atletas, com o foco muito particular nos nossos jovens e seus familiares. 

Façamos todos a nossa parte, tenhamos confiança e motivação!”