O Conselho de Arbitragem da FPF está a desenvolver um projeto de formação à distância, destinado a todos os agentes da arbitragem, qualquer que seja a sua função ou categoria. Nesse sentido, e como forma de acompanhar os árbitros nesta altura tão peculiar, a Academia de Arbitragem desenvolveu um projeto denominado “Árbitros são todos”.

Tratam-se de sessões com conteúdos técnicos, mas igualmente com matérias complementares, ministradas por videoconferência. No mesmo dia e à mesma hora, podem estar envolvidos neste projeto todos os árbitros, observadores, técnicos e restantes elementos credenciados da família da arbitragem, nacionais ou distritais, podendo inclusivamente alargar-se a árbitros ainda em processo de formação (candidatos a frequentar o nível 1).

O objetivo deste modelo de formação desenvolvido pela estrutura nacional é o de conseguir englobar os árbitros das competições distritais, por via dos Conselhos de Arbitragem Distritais, Regionais e Núcleos.

Esta iniciativa permitirá alcançar todos quantos tenham interesse em assistir às sessões, pretendendo-se que seja de proximidade de toda a arbitragem, com um foco especial de atenção às estruturas distritais e ao apoio dirigido aos CA regionais, pois poderá favorecer não só a formação a todos os níveis, como o contacto de jovens árbitros de âmbito distrital com árbitros das categorias mais elevadas, numa ação comum e global.

A primeira sessão, agendada já para esta terça-feira, 28 de abril, às 21 horas, terá como tema a “mão na bola” e como formador João Capela. Devido ao elevado número de inscritos (mais de 500) e ao limite da plataforma (o limite é de 300), haverá uma segunda sessão nesta quarta-feira à mesma hora.

Na próxima sexta-feira, 1 de maio, haverá igualmente uma iniciativa destinada aos árbitros de futsal. No dia 5 de maio, às 21 horas, vai falar-se de psicologia do desporto, com o psicólogo Pedro Teques, cujo tema será “o homem-árbitro em fase de adversidade), destinando-se aos árbitros e agentes de arbitragem de futebol e de futsal.

 

O número de participantes está limitado pelo próprio software utilizado, pelo que, no caso das inscrições excederem o número de participantes inscritos, os mesmos serão admitidos por ordem de inscrição. Inscreva-se já enviando um email para [email protected]