A Seleção Nacional feminina sub-19 perdeu, esta terça-feira, diante da Alemanha, por 4-1, naquele que foi o último jogo da Equipa das Quinas na fase de qualificação para o Campeonato da Europa. 

Portugal até começou com uma grande oportunidade, pois Francisca Nazareth sofreu falta dentro da grande área. Contudo, na conversão do mesmo, a guardiã alemã conseguiu adivinhar o lado para onde a bola foi e defendeu o castigo máximo. Galvanizadas por este lance, as alemãs foram à procura do primeiro tento que foi conseguido por Fuso, quando etavam decorridos uma dúzia de minutos de jogo. Seis minutos mais tarde, seria a vez de Weidauer fazer o gosto ao pé, aumentando a vantagem germânica. Fudalla também viria a marcar por duas vezes (41' e 60'), colocando a Alemanha a vencer por quatro golos de diferença. 

No entanto, Portugal ainda viria a marcar o seu tento de honra, com Andreia Jacinto a marcar pouco depois da hora de jogo (62'), materializando, finalmente, uma das muitas oportunidades de que a Equipa das Quinas dispôs. 

Já apuradas para a Ronda de Elite, as comandadas de José Paisana ficaram, assim, em segundo lugar do grupo, beneficiando das vitórias sobre o Azerbaijão e sobre a Albânia. 

José Paisana em discurso direto:

"Dignificámos o futebol feminino português. Defrontámos a vice-campeã da Europa, uma seleção muito poderosa e sabíamos disto. Preparámos o jogo com muito cuidado mas a Alemanha dominou o jogo, esteve por cima, mas nós conseguimos, em certos momentos, valorizar o jogo. Estivemos com belíssimas situações para finalizar, tivemos uma grande penalidade que não conseguimos converter, mas a equipa respondeu ao nível da preparação para o jogo.

Agora para a Ronda de Elite, o pote 1 vai ter sete seleções muito fortes. Já sabemos que não podemos apanhar a Alemanha, porque já a apanhámos agora, mas vamos ter que defrontar um dos outros seis candidatos a este pote. Há seleções fortíssimas, mas o nosso crescimento faz-se jogando estes jogos e hoje foi um bom momento para isso. As jogadoras sabiam que iam sofrer, mantiveram a organiação, mas o poderio da Alemanha foi, em alguns momentos, foi consentido por nós. Ainda assim, tiveram a iniciativa, conseguiram atacar com qualidade, quer pelo interior, quer pelo exterior. As jogadores sabiam o que estavam a fazer, foram organizadas. Visualizando o jogo mais tarde, conseguimos confirmar a ideia que tivemos, de que dispusemos de muitas situações de finalização, embora não as tivéssemos concretizado. De qualquer forma, entendemos que o trabalho que fizemos é um trabalho positivo. Naturalmente vai continuar e vamo-nos preparar para as adversidades, de forma a conseguirmos estar nas 28 melhores equipas da Europa.  

As jogadoras estão tristes, mas ao mesmo tempo estão satisfeitas. Deixaram tudo em campo. Defrontámos a Alemanha que é uma super candidata, favorita a ganhar, mas cremos que as jogadoras perceberam que são estes jogos, em que a adversidade é grande durante 90 minutos que as ajudam a melhorar. Dignificaram o nosso futebol feminino e perceberam o nosso plano de jogo, ainda que não conseguindo a vitória. 

Sentimos muito o apoio. Em todo o lado as pessoas cumprimentam-nos, incentivam-nos. Dá para perceber que também ficam felizes por verem raparigas a jogar futebol. É fundamental este apoio que as regiões e as Associações de Futebol nos têm dado."