A Universidade do Minho vai receber, hoje, a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, condecoração atribuída pelo Ministro com a tutela do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues. A medalha será entregue pelos serviços prestados pela instituição em prol do desporto universitário. O momento da condecoração acontece a partir das 20h30, no Complexo Desportivo do campus de Gualtar da UMinho, em Braga, e será integrada na cerimónia de encerramento do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, uma competição que envolveu, ao longo da última semana, 28 equipas provenientes de 12 países. 

A Medalha de Honra ao Mérito Desportivo destina-se a galardoar individualidades e coletividades nacionais ou estrangeiras pelos serviços prestados em prol do desporto nacional e pela continuidade ou repetição de ações ou factos relevantes, prestigiando o desporto nacional e o nome do país.
Segundo o Ministério da Educação, a Universidade do Minho tem, ao longo dos anos, concedido ao desporto um papel predominante na sua missão. Para isso muito contribuiu a parceria entre os Serviços de Ação Social e a Associação Académica da UMinho, um trabalho conjunto que tem sido fundamental, ao longos das duas últimas décadas, para a promoção da atividade desportiva na comunidade académica, a obtenção de resultados de excelência na competição universitária, a organização de grandes eventos nacionais e internacionais e a criação de uma cultura desportiva como parte imprescindível de um modelo de educação integral dos estudantes. Esse trabalho tem contribuído para a afirmação da UMinho a nível europeu e mundial, bem como para o desenvolvimento do desporto universitário em Portugal. Prova disso são os 13 eventos internacionais organizados nos últimos 20 anos - em 2021, será a vez de Guimarães receber o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol - e as mais de 660 medalhas nacionais e 37 internacionais conquistadas nos últimos cinco anos. Além disso, a UMinho foi pioneira na regulamentação do Estatuto de Estudante Atleta, contribuindo para que inúmeros estudantes conciliassem a atividade desportiva universitária e de alto rendimento com o seu percurso académico.

Recorde-se que a Universidade do Minho foi distinguida em 2013 como a Melhor Universidade Europeia em Desporto Universitário e em 2017 como a Universidade Europeia Mais Ativa pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).

A Associação de Futebol de Braga rejubila com esta condecoração, reconhecimento mais do que merecido da Instituição que é também nossa parceira no desenvolvimento do futebol no distrito.