A Associação de Futebol de Braga associou-se à iniciativa Craques da Leitura integrada no plano de ação do PNL2027 e criou os Craques da Leitura AFBRAGA para sensibilizar as crianças e jovens dos diferentes ciclos de ensino, dos diferentes concelhos do distrito, para a leitura. A iniciativa que já passou por Famalicão, Vizela e Braga, integrada no Programa de Comemorações do Centenário da AFBRAGA, realizou-se hoje em Guimarães, no Agrupamento de Escolas Santos Simões, com os jogadores do Vitória SC Francisca Faria e Joana Ribeiro, da equipa principal feminina, e Gui e André Amaro, jogadores da equipa principal masculina.

Cerca de 60 alunos do 8ºe 9º ano de escolaridade, acompanhados pelos professores, receberam com euforia os atletas do Clube da terra. Na plateia esteve também Miguel Azevedo, Vice-Presidente da AFBRAGA.

Margarida Direito, diretora de comunicação e marketing da AF Braga, moderou a conversa sobre leitura e livros. "Uso a leitura para me tornar um atleta melhor. Estou a ler "Como Superar as Preocupações e Lidar com o Stress" e tem sido muito útil. A atitude e saúde mental são fundamentais para a performance de um atleta de alta competição. Este livro tem sido uma excelente ferramenta" afirmou André Amaro apresentando a obra de Dale Carnegie.

Joana Ribeiro assumiu a sua paixão por livros baseados em factos verídicos e históricos apresentando o livro "As Gémeas de Auschwitz" e deixou um conselho aos jovens na plateia "Ler é muito importante. Criar hábitos de leitura é fundamental. Meia hora por dia, por exemplo, ao deitar, ajuda-nos a desligar do mundo, da rotina e afastar os nossos olhos do telemóvel. Um bom livro é uma aventura e uma excelente forma de aprendizagem".

Gui apresentou o livro "Se Isto é um Homem" de Primo Levi, uma das mais lúcidas e impressionantes visões dos campos de extermínio nazis. "O holocausto infelizmente está muito presente hoje com a realidade que nos chega da Ucrânia. É muito importante ler sobre a história e aprender com ela. Gosto muito de ler. A minha mãe lia para mim e inspirou-me a ler os meus livros. Ler, tal como estudar, é fundamental."

Francisca Faria despertou para a leitura com os livros "Diário de um Banana" e hoje confessa-se "fã de romances. Trouxe "Ganhei uma Vida Quando te Perdi" do Raul Minh'Alma porque é uma história envolvente que me permitiu sair da minha vida do futebol para entrar noutros mundos. Uso a leitura para escapar da rotina"

Os “Craques da Leitura” pretendem incentivar a relação de afeto, emoção e prazer entre os leitores e os textos, oferecendo às crianças e aos jovens, dos 6 aos 15 anos de idade, um leque de leituras e de atividades que os desafiem e vão ao encontro de uma das suas práticas preferidas: o desporto.