A Associação de Futebol de Braga associou-se à iniciativa Craques da Leitura integrada no plano de ação do PNL2027 e criou os Craques da Leitura AFBRAGA. 

Assim, ao longo desta época desportiva, a AFB irá promover com os Clubes filiados que disputam a Primeira Liga, nos seus concelhos de origem, ações de sensibilização para a leitura nas escolas dos diferentes ciclos de ensino. 

O pontapé de saída destas ações aconteceu hoje com o FC Famalicão na Escola EB1/JI de Lousado. Rute Costa e Heriberto Tavares, atletas das equipas seniores, feminina e masculina, foram à escola para ler uma história, falar sobre livros e sobre a importância da leitura, com as crianças do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo. Este foi um momento de promoção da leitura, mas também de promoção do desporto e do futebol. A AFBRAGA acredita que, leitura e desporto, são ferramentas para a construção e consolidação de uma sociedade livre, com coesão social, mais equilibrada e feliz. 

Os cerca de 200 alunos da Escola EB1/JI de Lousado mostraram ser verdadeiros craques ao receber os atletas com canções, bandeirolas e uma energia contagiante. Os atletas responderam a todas as questões, leram parte das histórias que traziam para partilhar e referiram a importância da leitura nas suas vidas. Heriberto é fã de livros de ação e aventura, já a Rute, que leu mais de 80 livros, adora ler para ser melhor e prefere assim livros de desenvolvimento pessoal.

A AFBRAGA entregou à escola dois títulos da Coleção de Livros FPF para a biblioteca escolar. O FC Famalicão ofereceu a cada criança um dos livros da sua mascote, o Fama, que foram depois autografados pelos atletas. 

A próxima iniciativa dos Craques da Leitura AFBRAGA será já em dezembro.