No passado dia 1 de outubro, o Auditório da AFB recebeu a Cerimónia de Assinatura do Protocolo entre a Associação de Futebol de Braga e a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga.

Este protocolo permitirá aos Clubes filiados na AFBRAGA a aquisição de Desfibrilhador Automático Externo, o seu Licenciamento e Manutenção bem como obter a Formação dos Operacionais de Desfibrilhação Automática Externa exigida por lei para o licenciamento do equipamento, através de uma entidade credível e com condições comerciais muito especiais.

Presentes na assinatura do protocolo estiveram Manuel Machado, Presidente da AF Braga, Armando Osório, presidente da Direção da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, e Miguel Santos, responsável pela Escola de Formação da Cruz Vermelha. 

"Vamos fazer 150 anos na cidade e estamos gratos por este convite. É quase como uma pré-prenda pela confiança que nos depositam. O nosso lema é salvar vidas, mudar mentalidades. E, posto isto, não queremos ser os melhores, mas queremos prestar serviços de excelência. Apoiámos mais de 16 mil pessoas no último ano, na cidade de Braga, e queremos continuar com o nosso apoio aos mais desfavorecidos. Este protocolo permite-nos prestar um serviço que sempre prestamos, fomos os primeiros a formar para a emergência e os primeiros socorros, com qualidade elevada e a preços competitivos, servindo o futebol distrital. Mas permite-nos também continuar a ajudar. Todo o valor que angariamos é aplicado na causa social.", referiu Armando Osório. 

As formações ministradas pela Cruz Vermelha têm certificação europeia. Embora o protocolo seja com a Delegação de Braga, todas as delegações do distrito estão alinhadas neste serviço permitindo que os Clubes tenham a formação nos seus concelhos, sem precisarem deslocar-se. 

"Muito nos honra firmar um protocolo com a Cruz Vermelha. Uma instituição credível e por quem temos elevada estima e consideração. Queremos que os nossos Clubes tenham esta formação porque, de facto, pode salvar vidas. A exigência do processo de certificação da FPF fez-nos também avançar para este protocolo. E, tendo em conta a dificuldade de alguns clubes, a AF Braga vai comparticipar em 10 por cento a aquisição de desfibrilhadores a clubes certificados como entidade formadora duas estrelas para que possam chegar às três estrelas e, assim, poderem competir nas provas nacionais", realçou Manuel Machado. "Temos 23 clubes certificados, cinco deles com duas estrelas, e queremos aumentar esse número, elevar a qualidade da nossa formação», acrescentou.