A apresentação da prova decorreu, esta tarde, no Bom Jesus, em Braga e contou com a presença do Presidente da AF Braga, Manuel Machado, do Presidente da FPF, Fernando Gomes, do Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio e do jovem Internacional, Diogo Dalot.

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, salientou a reputação da competição: "É o torneio mais prestigiado da FPF no que diz respeito à formação. A AF Braga irá fazer todos os possíveis, em colaboração com a Câmara Municipal, para oferecer a todos os participantes aquilo que de maravilhoso tem a cidade", assumiu.

O Presidente da FPF, Fernando Gomes, enalteceu a importância da prova: “É um torneio de referência da FPF e que temos vindo a realizá-lo um pouco por todo o país. Trata-se de um espaço competitivo que dá oportunidade a muitos jovens, cerca de 400, que têm uma semana de convívio, não só de atividade desportiva, mas também cultural", referiu.

Ricardo Rio, Presidente da CM Braga, mostrou-se muito confiante no sucesso desta edição: "Temos muita satisfação por termos o Torneio Lopes da Silva na programação da Cidade Europeia do Desporto. É provavelmente o espaço mais nobre da formação interdistrital no nosso país. Estou certo certo que a competição vai ser um sucesso pela sua capacidade organizativa. Quem participar vai desfrutar desta semana e de tudo o que iremos proporcionar", referiu.

Diogo Dalot, internacional português natural de Braga, apontou o estímulo que esta prova representa: "São miúdos que têm o sonho de um dia chegar à Seleção Nacional, tal como eu também tinha. Acredito que este torneio é o maior estímulo nesse sentido para todos os jovens que representam as 22 associações. Foi aqui em Braga que tudo começou, no momento em que representei a Escola Formação Fintas. Foi com muito orgulho que por aqui passei. Ainda hoje vejo os campos por onde eu comecei a minha ainda curta carreira", realçou.

A 24.ª edição do Torneio Lopes da Silva, para o escalão de sub-14, vai decorrer na cidade de Braga, de 23 a 30 de Junho.