Um evento desportivo de sucesso, quer seja a nível regional, nacional ou internacional, exige conhecimentos e ferramentas que permitam planear, organizar, promover, liderar e comunicar de forma eficaz. A constatação destas exigências levou a Portugal Football School (PFS) a desenhar uma oferta formativa na área de Organização e Gestão de Eventos Desportivos, que permitirá aos seus participantes vivenciar e compreender as tarefas de gestão necessárias à organização de um evento desportivo.

Mais especificamente serão partilhadas uma variedade de saberes das áreas da gestão, das operações, do marketing, da comunicação, da segurança e da gestão de riscos, que possibilitem a realização de um evento desportivo bem-sucedido e seguro em contextos diversificados.

O curso decorre em regime e-learning, entre 28 de abril a 19 de maio.

Clique aqui para consultar a brochura do curso.

INSCRIÇÕES

PROGRAMA

Este curso é composto por 9 sessões (21 horas de formação), que decorrerão de 28 de abril a 19 de maio de 2020, entre as 17 e as 20 horas, em regime e-learning (ensino à distância), cada uma delas versando uma temática diferente da área da gestão e organização de eventos desportivos.

1. Organização e gestão de um evento desportivo

Este módulo tem como principal objetivo fornecer uma visão aprofundada sobre um conjunto de técnicas e ferramentas que são utilizadas na organização e gestão de eventos desportivos.  Entre os conteúdos a abordar, destaca-se a definição do sistema de gestão estratégica e respetivas ferramentas de trabalho (projeto e orçamento, áreas funcionais, níveis de serviços, checklist, organigrama, cronograma, plano de atividades, relatório de debrief e avaliação de desempenho organizacional). No decorrer deste módulo serão utilizados diversos estudos de caso de eventos desportivos.

2. Estrutura organizacional e planeamento do evento 

Este módulo temático tem como objetivo analisar, definir e sistematizar as diferentes operações inerentes à preparação e implementação de um evento desportivo tendo em consideração o seu tipo e o nível de serviço a proporcionar. Será salientada a importância da gestão de projetos e de equipas na organização de um evento e o modo como poderá ser realizada. Diversos exercícios práticos serão realizados no decorrer da sessão.

3. Operações de marketing 

Este módulo pretende mostrar a importância da criatividade e da inovação no desenvolvimento e na operacionalização de estratégias que permitam mobilizar o público e os adeptos para os eventos desportivos. Serão analisados diversos processos, esforços e recursos necessários à promoção de eventos e o modo como são perspetivadas no futuro as operações de marketing. Para além disso, serão ainda abordadas as diferentes estratégias com vista a aquisição de patrocínio para o evento desportivo.

4. Bilhética, logística e operações de TV e media

Nesta sessão os participantes terão a oportunidade de compreender as melhores práticas utilizadas na organização da bilhética, acreditação, parqueamento, sinalética e operações de TV e media nos eventos desportivos. Relativamente à bilhética, área que tem vindo a ganhar destaque no fenómeno desportivo, serão abordados os processos de preparação e realização em eventos FPF, bem como a sua relação com as áreas da segurança, financeira, marketing e tecnologia. No que se refere às operações TV, estarão em destaque os direitos de TV associados aos grandes eventos desportivos, assim como olhar para os diferentes meios utilizados nas operações de TV, assim como planos de câmaras e planos operacionais. No que diz respeito às operações de media serão salientadas as várias áreas de intervenção organizacionais que devem prestar um serviço de qualidade aos órgãos de comunicação social que vão desde a acreditação ao apoio de realização de atividades media, passando pela organização logística e de infraestruturas.

5. A segurança e emergência médica em eventos desportivos 

Esta sessão pretende abordar as preocupações e os desafios que se colocam e que se exigem à organização dos serviços de emergência médica e de segurança de um evento desportivo. Tendo por base diversos exemplos, os participantes terão a oportunidade de compreender as soluções e as boas práticas em termos de planos de segurança e emergência que se recomendam com vista a melhor coordenar os diferentes intervenientes no evento.

6. Protocolo, hospitalidade e voluntariado

Nesta sessão serão analisadas boas práticas de protocolo, hospitalidade e voluntariado a implementar nos eventos desportivos. Relativamente ao protocolo, atendendo a que hoje em dia é cada vez mais frequente a presença de entidades e personalidades nos eventos, é da maior relevância que se conheçam os procedimentos a adotar em determinados momentos. No que se refere à hospitalidade serão destacadas as etapas cruciais ao desenvolvimento de um projeto de hospitalidade capaz de garantir que o evento seja uma experiência única aos que nele participam. Já no que diz respeito ao voluntariado importa que os participantes conheçam as fases e as orientações a seguir com vista a criação de uma equipa de voluntariado de apoio ao evento.

7. A tecnologia ao serviço do evento

Este módulo aborda o valor e o impacto que a tecnologia tem nos dias de hoje na operacionalização dos eventos desportivos. Utilizando diversos exemplos serão apresentados os pilares fundamentais para a sua implementação.

8. O design e a sua importância na comunicação do evento 

Esta sessão pretende sensibilizar os participantes para a importância que o design tem na divulgação e comunicação de um evento desportivo. De facto, o design constitui uma interface através da qual imagens, textos, símbolos e cores transmitem uma mensagem que se pretende que seja mais objetiva, criativa e capaz de cativar e chamar a atenção do público-alvo. Diversos exemplos da aplicação do design à promoção dos eventos desportivos serão destacados.

9. Interação com os adeptos 

Esta sessão tem como principal objetivo dotar os participantes de saberes e competências que lhes permitam comunicar e interagir com o público (adeptos e espetadores) para o qual o evento desportivo se dirige. A exploração das várias potencialidades dos meios e plataformas digitais e a importância da realização de campanhas tendo em vista a interação, captação e fidelização desse publico estarão em destaque no decorrer da sessão.

MÉTODOS DE ENSINO

A interação e a partilha de experiências entre os formadores e os participantes será um dos objetivos centrais deste curso de formação. Para que tal seja possível todas as sessões incluem sessões expositivas e apresentações interativas.

AVALIAÇÃO

Para se obter aprovação neste curso é necessário que os participantes tenham frequência a pelo menos 75% do número de sessões lecionadas. A avaliação dos conhecimentos e competências dos participantes é realizada no final do último módulo temático através de um teste escrito (online). A classificação final dos participantes expressa apenas pela aprovação ou reprovação. Aos participantes que obtenham aprovação em todos os módulos temáticos será atribuído um certificado de presença.

LINGUAGEM

A língua de ensino é o português.

QUANDO

Nos dias 28 e 30 de abril; 5, 7, 12, 14 e 19 de maio, entre as 17 e as 20 horas, em regime e-learning (ensino à distância),

INSCRIÇÃO

Já está aberta a fase de candidaturas. Clique aqui para preencher o formulário de candidatura. A fase de pré-inscrição termina no dia 17 de abril de 2020.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Cada curso terá 200 vagas. Será feita uma seleção com os seguintes critérios:

- Dirigentes no ativo inscritos em clubes que participam em provas nacionais e regionais

- Dirigentes no ativo inscritos em federações e associações desportivas

- Treinadores/Jogadores/Árbitros/Médicos/Enfermeiros/Fisioterapeutas

- Outros

Caso existam mais candidatos do que as vagas disponíveis, será tido em conta o momento em que é realizada a pré-inscrição

VALOR DO CURSO

O curso terá um valor de propina de 150 euros, a pagar até 21 de abril de 2020.

Os agentes desportivos beneficiam do seguinte desconto:

· Dirigentes no ativo inscritos em provas nacionais e regionais (50% desconto)

· Dirigentes federativos e associativos (50% desconto)

· Treinadores/Jogadores/Árbitros/Médicos/Enfermeiros/Fisioterapeutas (50% desconto)

ONDE DECORRE

As sessões decorrerão em regime e-learning (ensino à distância). Para esse efeito é exigido aos participantes que tenham um computador ou smartphone com câmara e microfone.